terça-feira, outubro 13, 2009

Instalar Debian na pen-drive

Passei muito tempo atras de algo que me ensinasse a realmente instalar um Linux em uma pen-drive e não simplesmente colocar um live-CD na pendrive pra dar boot, não encontrei durante muito tempo, mas os problemas foram resolvidos antes de ontem. Então Disponibilizarei uma versão do tutorial que encontrei aqui. Infelizmente não é tãaaao bom quanto eu gostaria, mas já quebra um bom galho.
Bem, qual é a grande diferença de Instalar para rodar do pendrive. A diferença é que se eu instalar no pendrive eu posso instalar quantos programas mais eu quiser e se eu simplesmente rodar eu vou ter algo estatico no pendrive e isso é uma porcaria, sem que falar que rodar do pendrive usar vfat como sistema de arquivo. e instalado usar EXT* nesse caso...
Enfim, vamos ao que interessa que é como Instalar o Debian na pendrive.
Primeiramente você tem que ter o Debian instalado, por falta de tempo não testei se funciona no Arch e/ou no Ubuntu, e fazer os seguintes passos:

OBS. Você deve ajustar alguns arquivos depois de inicializar seu pendrive, entre eles encontram-se:

  • Edite o arquivo /etc/hostname e altere o nome da máquina.

  • Edite o arquivo /etc/hots e utilize, nos locais adequados, o mesmo nome inserido em /etc/hostname.

Qualquer duvida ou questionamento os post estão ai e meu e-mail também ou meu skype demetrius.albuquerque .