Depois de anos eu finalmente comprei um computador novo e resolvi me endividar em um notebook. Veio com o maldito Windows 7 mas claro que eu tinha que colocar uma distribuição Linux. Eu já tinha em mente duas, Ubuntu ou Arch Linux.
Durante muito tempo eu usei o Slackware. Mas como dava muito trabalho para ter tudo funcionando perfeitamente sempre, ele acabou caindo em desuso e passei a utilizar massivamente o Ubuntu. Pela sua instalação facilitada, grande quantidade de pacotes no repositorio, estabilidade - nada comparado ao slackware mas ainda assim estavel - e o grande numero de foruns e tutoriais facilmente encontrados na internet. Até aí tudo flores. Mas ao mesmo tempo eu sempre achei ele inchado, amarrado, pesadão, um elefantão. Isso sempre me irritou demais.
Foi ai que descobri o Arch Linux, uma destribuição leve, pacotes sempre atualizados, pre-compilado para i686, divertida de usar, não muito dificil de configurar, a comunidade também bem coesa e receptiva. Lindo né? Perfeito!
Há algum tempo venho usando o Arch em meu desktop e nunca tive muitos problema, bem problemas existiam, mas nao eram tão irritantes, mas nos ultimos tempos eu tenho tido falhas seguidas em alguns pacotes, travamentos bobos. E umas coisas anormais a nós usuarios de linux. E minha instalação tem só 2 semanas e está mais do que atualizada.
Acho que é hora de procurar por uma nova. Pensei seriamente em migrar para o Fedora, mas ainda acho o gerenciador de pacotes dele irritante. Cheguei a cogitar, sinceramente, migrar pro FreeBSD e abandonar Linux por um tempo, mas meu trabalho não me permite essa aventura. Debian eu acho tosco, simplesmente. Então estou entre o Gentoo, que nunca usei em toda minha vida, ou voltar a instalar o bom e velho slackware.
Alguem tem alguma sugestão? Se é que tem alguem lendo isso...